Você se lembra quando as pessoas falavam que em 2020 a tecnologia seria tão desenvolvida a ponto de termos carros voadores? Hoje, passado 7 meses do início deste ano simbólico, ainda estamos longe de estradas sobrevoando nossas cidades. 

A realidade é bem diferente do que até o mais otimista dos entusiastas por carros esperava. Mesmo com a tecnologia automotiva altamente desenvolvida, as montadoras tiveram que se adaptar rapidamente para continuarem seus planos em meio a pandemia do novo coronavírus. O isolamento social impactou todo o setor, desde as vendas para o público final até o modo de produção nas fábricas, uma vez que aglomerações e permanência em lugares fechados foram banidas em diversos países. 

Desde meados de fevereiro, o mundo dos veículos internacionais está passando por adaptações para se manter na ativa. A primeira grande mudança foi o cancelamento do evento presencial do tradicional Salão de Genebra. Junto a isso vieram as inovações das marcas para conseguirem fazer seus lançamentos, seja online ou em eventos paralelos.

Por esse motivo, todo lançamento de veículo em 2020 é carregado de ainda mais prestígio e exclusividade. Essas duas palavras, inclusive, podem ser utilizadas para caracterizar os automóveis da Mercedes-Benz, cujos lançamentos do ano serão nosso tema deste blog. 

Confira agora quais são os dois lançamentos da montadora alemã que estão chegando no mercado e arrancando suspiros dos apaixonados por velocidade. 

Mercedes-AMG GT Black Series

Com apenas duas letras causa-se um grande impacto. A combinação GT já é sinônimo de alta performance nas pistas. A própria Mercedes nomeia os modelos GTs como: “ícone sem igual do automobilismo. Audacioso: mesmo parado. Arrebatador: em cada detalhe.”

Essas características valem para todos os modelos do segmento em suas versões R, C, S e o clássico GT. Este lançamento, no entanto, não vem acompanhando das vogais clássicas mas sim de um nome completo, GT Black Series. 

O novo superesportivo se destaca, primeiramente, pelo motor AMG V8 e seu ronco encorpado. Esse é o primeiro mecanismo V8 em que o lado do escape é virado para a zona interna do V composto pelas duas bancadas de cilindros. Além de ser também a primeira vez que a AMG usa virabrequim plano  em um V8. 

O motor, nomeado de M178 LS2, apresenta impressionantes 730 cv de potência, além de um pico de 80 kgfm de torque.

Ainda sobre o motor, os engenheiros da AMG apostaram em um sistema de lubrificação por cárter seco. Ou seja, o óleo fica armazenado em um reservatório próprio separado do motor para depois ser bombeado aos locais necessários. 

Mercedes-AMG GT Black Series faz 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, superando seu antecessor já conhecido pela velocidade de arrancada, o GT R faz 0 a 100 em 3,6 segundos. O lançamento ainda alcança 200 km/h em menos de 9 segundos e tem velocidade máxima de 325 km/h. 

O superesportivo tem visual arrojado. (IMAGEM: Mercedes-Benz)

Superesportivo em cada detalhe

O visual do GT Black Series é de tirar o fôlego. A começar pela cor exclusiva, Magmabeam. Um tom único de prata que, como já vimos aqui no blog da Octane Motors, remete a velocidade dos primeiros esportivos que impressionavam pela performance no século passado. 

O veículo apresenta grade dianteira maior do que as versões anteriores e ganhou barras verticais em cromado negro. Além de para-choque na parte inferior e spoiler dianteiro que pode ser ajustado manualmente e utilizado nas pistas de corrida. 

As novidades exteriores ainda atingem o capô, completamente novo, com duas grandes entradas de ar. Ademais, o veículo tem partes visíveis da estrutura em fibra de carbono, essas que são aplicadas no teto, nas soleiras das portas e no aerofólio traseiro. 

Quanto às novidades no interior do automóvel ficam por conta do revestimento em couro com costuras em laranja, cor presente em toda cabine do motorista, inclusive nos botões coloridos no console central em forma de V. Esses mecanismos ajustam algumas funções como transmissão, suspensão, sistema de escape e aba traseira do aerofólio.

Preto e laranja são cores marcantes no GT Black Series (IMAGEM: Mercedes-Benz)

O quadro de instrumentos digital tem 12,3” e mostradores que podem ser ajustados em três categorias, Classic, Sporty e Supersport. A tecnologia aplicada ao GT Black Series conta também com central multimídia de 10,25” e tela touch TFT, em que o piloto pode ativar com pequeno toque de dedo mesmo utilizando luvas de competição. 

Quanto ao volante, suas principais características são a base reta, o revestimento em microfibra e o comando de troca das 7 marchas com sistema de dupla embreagem. 

O Mercedes-AMG GT Black Series será lançado na Europa até o fim do ano e a previsão para chegar ao Brasil é em janeiro de 2021. No entanto, todos os 10 modelos que virão na primeira remessa já estão comprados. Gabriel Valadão, gerente de vendas da  Mercedes-Benz do Brasil, concedeu uma entrevista a revista Quatro Rodas onde afirmou que  a empresa já vendeu os GT Black Series aos clientes mais fiéis no país. Sendo assim o modelo chega em terras brasileiras já esgotado, tamanha a sua exclusividade. 

Volante AMG Performance exclusivo (IMAGEM: Mercedes-Benz)

Mercedes-AMG A 45 S

O segundo lançamento da montadora alemã de 2020 é um hatch esportivo. O Mercedes-AMG A 45 S tinha previsão de lançamento no Brasil  para março, mas por conta da pandemia foi adiado para setembro. 

O destaque principal do novo modelo é seu motor de quatro-cilindros 2.0 turbo. Ele já está consolidado como o mecanismo mais potente já produzido em série pela Mercedes-AMG. Lembrando que, normalmente, os motores de maior performance são exclusivos e feitos em poucas unidades. 

No caso deste motor desenvolvido pela AMG são apresentados incríveis 421 cv de potência e 51 kgfm de torque. Ele tem transmissão automatizada com dupla embreagem e oito marchas. Além da tração integral.

Alto desempenho e visual moderno que chama atenção com a cor exclusiva Sun Yellow (IMAGEM: Mercedes-Benz)

O veículo faz 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e a velocidade máxima é de 270 km/h. Os números impressionam quando comparados a outros modelos 2.0, no entanto, a performance é superior devido ao fluxo de gases mais direto, que foi possível graças a montagem invertida aplicada, com coletor de admissão na dianteira e turbo e coletor na traseira. 

O visual também impressiona. A Mercedes investiu em características mais agressivas para o hatch, com para-choques com generosas tomadas de ar e aletas em fibra de carbono nas laterais. Essas novidade auxiliam no coeficiente aerodinâmico e no desempenho geral do veículo. 

Com o Mercedes-AMG A 45 S a empresa aposta em rodas de 19’’ com pneus de 45/35 na dianteira e 255/35 na traseira. 

Pertencente a Classe A da montadora, o automóvel faz jus a sua linha, que impressiona pela modernidade e pegada urbana. O A 45 S levou um tratamento estético que valoriza os para-lamas alargados, suas rodas grandes e a suspensão rebaixada. 

Na parte interior, ele tem bancos em formato de concha suporte lateral e acabamento refinado. 

Sem dúvidas uma das características mais marcantes do carro é sua cor, Sun Yellow, exclusiva. 

Interior que prioriza o conforto e a tecnologia em prol da esportividade (IMAGEM: Mercedes-Benz)

Mercedes-Benz na Octane Motors 

Enquanto as novidades do mercado não chegam ao Brasil, você pode conferir os modelos Mercedes-AMG em estoque na Octane Motors. Conheça alguns dos veículos da prestigiada marca: 

MERCEDES-BENZ GLC 43 AMG 

Veículo com 67 cv de potência,  torque de 51 kgfm, volume porta-malas de 550 litros, pneus aro 21″, único dono, garantia até 10/2021, painel em carbono, soleira iluminada, cinto vermelho, suspensão pneumática, 3 modos de condução, tração integral 4matic, câmera 360, sensor dianteiro e traseiro, park assist, sistema de som burmester. Faz 0 a 100 em 4,9 segundos e tem velocidade máxima 250 km/h.

Clique aqui para mais informações.

MERCEDES-BENZ A45 AMG 4M

Este modelo conta com 381 cv de potência, torque de 48,4 kgfm, volume do porta-malas de 341 litros, espelhamento de tela do celular, assistente de estacionamento, bluetooth e muitas outras características da Mercedes combinada com a potência do motor AMG. 

Saiba mais sobre o veículo clicando aqui

Compartilhar: